Você sabia que os secadores de cabelo são consumidores assíduos de eletricidade? Faz ideia de quanto custa deixar sua televisão ligada o dia inteiro? Ou arrisca ainda um palpite sobre qual aparelho eletrônico gasta mais energia no mês? Será sua geladeira ou seu computador?
Inspirados pela máxima “Se você não pode medir, não pode melhorar” – do físico escocês criador da escala de temperaturas Kelvin, William Thomson ou Lord Kelvin –, o Google anunciou, na semana passada, o Google Power Meter. É uma nova ferramenta online, totalmente grátis, que pretende monitorar, em tempo real, o consumo de energia elétrica nas residências e empresas cadastradas.
A ideia é transmitir mais informações ao consumidor – que, na maioria das vezes, só lê a quantia final a ser paga nas contas de luz – e, assim, ajudá-lo a administrar melhor o consumo de eletricidade. Dessa forma, vai ser possível agradar ao nosso bolso e ao meio ambiente.
Uma pesquisa realizada pelo Google.org, braço filantrópico da empresa, mostrou que uma pessoa que sabe mais sobre seu próprio consumo de energia reduz em até 15% os gastos com luz no final do mês. Além disso, pra cada 6 consumidores que adotam medidas de economia de energia, há uma redução nas emissões de carbono equivalente a um carro a menos na rua.
A ferramenta ainda está em fase experimental, mas o Google pretende colocá-la no ar ainda essa semana. Desse jeito, a frase do Lord Kelvin vai ter que se adaptar às novidades tecnológicas e mudar para “Você pode medir, você pode melhorar”.
Inspirados pela máxima “Se você não pode medir, não pode melhorar” – do físico escocês criador da escala de temperaturas Kelvin, William Thomson ou Lord Kelvin –, o Google anunciou, na semana passada, o Google Power Meter. É uma nova ferramenta online, totalmente grátis, que pretende monitorar, em tempo real, o consumo de energia elétrica nas residências e empresas cadastradas.
A ideia é transmitir mais informações ao consumidor – que, na maioria das vezes, só lê a quantia final a ser paga nas contas de luz – e, assim, ajudá-lo a administrar melhor o consumo de eletricidade. Dessa forma, vai ser possível agradar ao nosso bolso e ao meio ambiente.
Uma pesquisa realizada pelo Google.org, braço filantrópico da empresa, mostrou que uma pessoa que sabe mais sobre seu próprio consumo de energia reduz em até 15% os gastos com luz no final do mês. Além disso, pra cada 6 consumidores que adotam medidas de economia de energia, há uma redução nas emissões de carbono equivalente a um carro a menos na rua.
A ferramenta ainda está em fase experimental, mas o Google pretende colocá-la no ar ainda essa semana. Desse jeito, a frase do Lord Kelvin vai ter que se adaptar às novidades tecnológicas e mudar para “Você pode medir, você pode melhorar”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário