terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Rio de janeiro no escuro para salvar o planeta


A capital carioca aderiu essa semana ao movimento a Hora do Planeta, conhecido como Earth Hour. A mobilização é um ato simbólico idealizado pela entidade ambiental WWF, que convida governos, empresas e a população a apagarem as luzes por sessenta minutos. A idéia é fazer um alerta sobre a necessidade do uso consciente da energia elétrica para evitar o agravamento das mudanças climáticas e o aquecimento global.

No Rio, a prefeitura vai apagar a iluminação de símbolos da cidade como: o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, o Parque do Flamengo e a orla de Copacabana. A comunidade do Morro da Dona Marte e do Jockey Club também divulgaram a sua participação na iniciativa. Todas essas regiões vão receber um patrulhamento extra da polícia durante o tempo que ficarem no escuro.

A Hora do Planeta vai ser realizada no dia 28 de março, das 20h30 às 21h30. Para participar basta a apagar as luzes de sua casa. O evento pretende atingir um bilhão de pessoas em mais de mil cidades em todo o mundo. Além do Rio de Janeiro, já aderiram a iniciativa as prefeituras de Atenas, na Grécia, Buenos Aires, na Argentina e Nova York, nos Eua. “O governo brasileiro começou a fazer a sua parte com a nova agenda sobre mudanças climáticas, mas não podemos discutir esse assunto sem pensar na mudança de comportamento da nossa sociedade, e para isso o movimento Hora do Planeta é muito importante”, afirma Izabella Teixeira, Secretária Executiva do Ministério do Meio Ambiente

Nenhum comentário: